Individual
Alfredo Barros
Dados Pessoais
E-mail Público: ajbarros2007@gmail.com
Telefone Público: (85) 3101-9760
Descrição
Natural de Pernambuco (1966). Em 1988 criou o Coral de Alunos da Escola de Música da UFBA, com o qual estreou algumas obras de compositores da Bahia, e, em 1991 a Orquestra Sinfônica de Alunos da UFBA, sob a orientação de Erick Vasconcelos.Esteve à frente do Coral do Mosteiro de São Bento da Bahia, em 1990, e, entre 1992 e 1994, apresentou-se em concertos com a Orquestra Sinfônica da UFBA e com a Banda Sinfônica da UFBA, ambos como regente, compositor ou contrafagotista.
Trabalhou como regente do Conjunto Música Nova da UFRJ em 1995, um projeto apoiado pelo CNPq e coordenado pela compositora Dra. Marisa Rezende. Nesse mesmo ano foi coordenador adjunto da XI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a convite do maestro Edino Krieger.
De 2000 a 2003, criou o Núcleo de Composição da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Conjunto Música Nova da (UECE), desenvolveu projeto junto a Prefeitura de Maracanaú-CE, com a Banda Sinfônica desse município e, através do Instituto Dragão do Mar (IDM) de Fortaleza (hoje extinto) desenvolveu projetos de capacitação de professores da rede do ensino médio, na capital e no interior do estado.
Alfredo Barros tem sido muito requisitado para palestras, bancas de concursos, bancas de defesas de teses de pós-graduação, oficinas, entre outros. Em 2008, foi membro da comissão julgadora do XII Festival Internacional de Canto Lírico do Maranhão e em 2008 a 2010 foi professor do Festival Música na Ibiapaba, ministrando oficinas de composição, arranjo e transcrição. Tem obras gravadas pelos selos Quiet Disign, Equatorial, Minassax, Tons & Sons, e publicadas pela UFBA, Academia Brasileira de Música, e The University of Texas at Ausitn. Tem recebido diversos prêmios de composição ao longo de sua carreira, entre eles o primeiro lugar, com a peça A Mestra, no II Concurso Psychopharmacon de Obras Corais, em 1992 em São Paulo.
Em julho de 2011, recebeu o prêmio de segundo lugar no Festival Tinta Fresca, promovido pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, tendo sua obra “Trails by a River” levada a público no concerto de encerramento. Esteve na Mostra Internacional de Música de Olinda, na oficina de regência, sob orientação do maestro Isaac Karabtchevsky. Atualmente Alfredo Barros está à frente do Bacharelado em Composição do Curso de Música da UECE e dirige a Orquestra Contemporânea do Ceará-UECE, projeto apoiado pela reitoria e pró-reitorias da UECE, envolvendo em torno de 50 músicos, que visa a inclusão artística de jovens de dentro e fora do meio acadêmico. A OCC-UECE tem se apresentado nos principais teatros de Fortaleza, desenvolvendo um repertório tanto tradicional como contemporâneo, além de uma ótima interação com o repertório popular brasileiro. O maestro Alfredo Barros tem atuado, esporadicamente, como regente convidado junto à Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.
Vídeos
-
Espetáculo Humberto Teixeira, Viva a Memória do Doutor do Baião
-
Concerto de Abertura da Temporada 2016-2017, Michelle Lucena, Piano
-
Carlinhos Patriolino e Osquestra Sinfônica da UECE - Suíte Retratos - II Ernesto Nazareth (valsa)
-
OSUECE - Temporada 2015 (25/05)
-
OSUECE - Momentos do Concerto do dia 27/09/2015
-
Explicando o projeto da Orquestra B. Orquestra de Base.
Galeria



