As informações deste registro é histórico gerado em 25/07/2024 ás 11:49:26.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Eduardo Teodósio de Quadros (Duda Quadros)

Comunicador Social (Rádio e TV), Especialista em Comunicação e Saúde e Educação Permanente em Saúde, Mestre em Saúde Coletiva, Mestre do Coletivo Brinquedo de Rua (Ponto de Cultura), Educador Popular, Técnico em Audiovisual. Poeta, musicista, pesquisador e brincante da cultura popular.

Email: dudaquadros@hotmail.com

Telefone Público: (85) 99909-9165

Endereço: Av. Ministro José Américo 881, Parque Iracema, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60824-245

Logradouro: Av. Ministro José Américo

Número: 881

Complemento: CAsa 12

Bairro: Parque Iracema

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Eduardo Teodósio de Quadros (Duda Quadros), nascido em Recife – PE, aos 14 de outubro de 1968, desde cedo conheceu as manifestações culturais daquele estado, influenciado por sua família. Em 1989 inicia suas atividades artísticas e culturais, participando do grupo de teatro do diretor Joacyr de Castro com o qual atua em vários bairros do Recife e da Região Metropolitana. No início dos anos 1990 passa a atuar em comerciais de TV e em 1995 participa da criação do grupo Boizinho Alinhado, um Boi de Carnaval que desfila pela primeira vez em 1996 no carnaval de Olinda, quando origina o hoje conhecido encontro de bois na Ladeira da Boa Hora, na casa de Dona Dá. O grupo passa a tocar em vários espaços da cena musical do Recife e viaja para outros estados. Nesta época faz parte de toda efervescência cultural do Movimento Mangue Beat e atua como produtor de eventos, como o São João do Poço. Em 1999, cria a banda Zabumba Velha do Badalo que assume destaque na cena local com repertório de cultura raiz e autoral, participando da coletânea Pernambuco em Concerto 2, junto a nomes como Dona Selma, Mestre Salustiano e Coco Raízes de Arcoverde (2020). Ainda em 1999, cria o Trio Só Nós Três, que revive os antigos bailes de forró de rabeca do interior. Neste período, participa de vídeos experimentais e programas de TV, como ator, produtor e diretor. Assume como Contramestre, vice-presidente e tesoureiro do Maracatu de Baque Solto Chuva de Prata de Rio Doce (Olinda). Músico e diretor de Teatro de mamulengos – 1999/2000. É finalista e premiado no FEMPP - Festival de Música Popular no Pajeú 2000 e 2001. Classificado para o Festival de Vídeo do Recife em 2002, com a animação: “O Encontro do Bando de Lampião com a Coluna Prestes”. Pesquisador e Produtor de CD sobre Cultura Popular: MUSIQUE DU MONDE – Cavalo Marinho. Collection Dominique Buscail. Buda Musique. Lançado em 2003, na França.
Em 2004 passa a residir no Ceará, incialmente em Sobral, onde atua com artistas como Martônio Holanda. É classificado para o Festival de Música da Meruoca – CE, com a música: Batendo coco com a mão, em 2005. Neste ano, passa a residir em Fortaleza e faz participação no show de Lia de Itamaracá, durante o encerramento da I Conferência Municipal de Cultura, na Concha Acústica da UFC (05 de novembro de 2005). Ainda neste mesmo ano passa a atuar como coordenador, produtor e apresentador de eventos e campanhas da Saúde – SMS, Fortaleza, onde atua até 2013. Diretor, Produtor, Músico e Poeta do CD HUMANIZASUS, com a participação de vários artistas e educadores populares de Fortaleza. Coordenador Técnico e Facilitador do Projeto Mais Cultura (INEC/BNB/FUNDARPE/MinC): Oficinas Temáticas de Arte e Cultura para Jovens Indígenas Atikum (Salgueiro-PE), 2010/2011. Membro da Web TV Comunitária do Grande Bom Jardim – Bom Jardim TV: Coordenador do Núcleo de Produção, a partir de março de 2012. Integrante do Maracatu SOLAR – Fortaleza - CE, a partir de 2012, onde, junto com Descartes Gadelha e Pingo de Fortaleza, ajuda a criar a Orquestra SOLAR de Tambores. Co autor do livro Biografias em versos para a Rede UNIDA / Edson Oliveira, Vera Dantas, organizadores; autores Carlos Arruda... [et al.]; Ilustrações Marcel Trindade – 1.ed. – Porto Alegre: Rede UNIDA, 2014. 62 p.: il. – (Série Arte Popular, Cultura e Poesia).
Entre 2017 e 2018, integra o Coletivo Raízes do Griô. Fundador do Coletivo Brinquedo de Rua (dez 2015), do qual é Mestre, que desfila desde 2017 no carnaval de Fortaleza e atua como um grupo cultural que trabalha as Tecnologias Sociais do Encontro, através das manifestações do Coco, da Ciranda e do Maracatu Baque Solto, dentre outras da cultura popular nordestina, desenvolvendo processos formativos baseados na Educação Popular, sendo reconhecido como Ponto de Cultura, a partir de 2020.
Com o Maracatu SOLAR participou de vários desfiles de carnaval, oficinas, shows e eventos. Mas é com o Brinquedo de Rua que desenvolve suas atividades culturais, tendo participado de eventos acadêmicos, shows em vários palcos da cidade, festas populares e projetos culturais e formativos em vários locais do estado, como Pentecostes, Aracati e Icapuí.
É Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Curso Técnico Audiovisual Modelar Infovias do Conhecimento (2005), Especialização em Comunicação e Saúde pela Fiocruz (2007), Especialização em Educação Permanente em Saúde UFRGS (2015), Educação Biocêntrica (2016), Educação Popular em Saúde, membro da ANEPS (desde 2005). Como membro fundador da Rede Desarma Brasil, atuou na Coordenação para o Ceará e Fortaleza da Campanha Nacional de Desarmamento Voluntário, e participou como Conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP/SENASP/MJ), entre 2013 e 2015; Presta Consultoria, Assistência Técnica e Facilitação para Projetos Culturais, Políticos, de Desenvolvimento Humano Local Sustentável, em áreas urbanas e rurais, com experiências junto a Povos Indígenas, Assentamentos de Reforma Agrária e Comunidades Urbanas Periféricas. Militante dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz é Pesquisador e Brincante da Cultura Popular (desde 1989). Desenvolveu ações culturais em Pernambuco, entre (1989 e 2006) e atua na cultura do Ceará desde 2004. Traz para suas práticas profissionais o conhecimento e a sabedoria popular, do Tradicional e das Ancestralidades, para o desenvolvimento de novas e aprimoramento nas já existentes Tecnologias Sociais e Culturais. Por 08 anos atuou nas áreas Técnica e de Gestão nas Secretarias de Saúde dos municípios de Sobral (2004/2005), Fortaleza (2005/2013), Icapuí (2017). Possui atuação na Escola de Saúde Pública do Ceará, onde ministra aulas, cursos e oficinas, além de coordenação pedagógica e elaboração de conteúdo didático, estando desde 2023, como Bolsista de Extensão Tecnológica, assessorando o Projeto Rede Estadual Saúde Escola. Desde 2021 é membro ativo do Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GPFRIDA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Como Educador Popular em Saúde, participou de todas as edições do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EdPopSUS (2013/14; 2016/17 e 2017/18). Em 2015, em Fortaleza, fundou o grupo Coletivo Brinquedo de Rua, atuando como Mestre deste, o qual foi certificado como Ponto de Cultura do Ceará em fevereiro de 2020.Tem experiência em Tutoria e Facilitação presencial e remota, em Cursos, Oficinas, Palestras, Aulas e Intervenções. Com experiência em Assessoria Técnica Parlamentar, e Política, tendo a Educação Popular em Saúde, a Comunicação em Saúde, a Educação Permanente em Saúde, a Mobilização Social, as Políticas Públicas, Saúde Coletiva, a Participação Social, a Cultura de Paz, Eventos e Campanhas, Arte e Cultura, como principais áreas de atuação.

Vídeos