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O Ilè Ibá Asè Possun Aziri foi fundado em 2 de julho de 1975, por Pai Del de Oxum (Orumalé) e Pai Xavier de Obaluayê (Giriôman), babalorixás que despertaram o Candomblé em Fortaleza, Ceará. Pai Del foi iniciado para Oxum Opará em 19 de março de 1970, no Rio de Janeiro, e Pai Xavier iniciado para o Vodum Sapatá, em 14 de dezembro de 1974, ambos iniciados por Pai Miguel Grosso (Deuandá).
Pai Del e Pai Xavier conduziram e zelaram a casa de Axé Ilê Ibá, deixando um legado de diversas filiações. Pai Del faleceu no dia 09 de agosto de 1997 e Pai Xavier faleceu no dia 15 de novembro de 2000. Desde então, a casa é conduzida pelo Babalorixá Shell ty Obaluaye, filho de Pai Del, iniciado em 2 de abril de 1978. Ilè Ibá (tradução, casa de orações) tem, por sua origem de axé, a síntese da raiz de Nagô-Vodun
Site: https://www.facebook.com/ileigba
Email: Ileibaasepossunaziri@gmail.com
Telefone Público: (85) 98612-8238
Endereço: Rua Campo Maior, 356 , Dendê, 60714-730, Fortaleza, CE
CEP: 60714-730
Logradouro: Rua Campo Maior
Número: 356
Complemento:
Bairro: Dendê
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
O Ilè Ibá Asè Possun Aziri foi fundado em 2 de julho de 1975, por Pai Del de Oxum (Orumalé) e Pai Xavier de Obaluayê (Giriôman), babalorixás que despertaram o Candomblé em Fortaleza, Ceará. Pai Del foi iniciado para Oxum Opará em 19 de março de 1970, no Rio de Janeiro, e Pai Xavier iniciado para o Vodum Sapatá, em 14 de dezembro de 1974, ambos iniciados por Pai Miguel Grosso (Deuandá).Pai Del e Pai Xavier conduziram e zelaram a casa de Axé Ilê Ibá, deixando um legado de diversas filiações. Pai Del faleceu no dia 09 de agosto de 1997 e Pai Xavier faleceu no dia 15 de novembro de 2000. Desde então, a casa é conduzida pelo Babalorixá Shell ty Obaluaye, filho de Pai Del, iniciado em 2 de abril de 1978. Ilè Ibá (tradução, casa de orações) tem, por sua origem de axé, a síntese da raiz de Nagô-Vodun.
O Babalorixá Shell optou pelo culto a uma única nação, a Nação Ketu, tendo todas as iniciações e os culto voltadas à Nação Alaketu. Atualmente, tem ao seu lado, como corpo sacerdotal, a Iyakekerê Lú ty Xangô e o Babalossain Neri ty Ossaim, juntamente com uma comunidade de ebomis, ogans e ekedes e mais de cinquenta yawos e abians frequentes e atuantes na casa/egbé.